sábado, 2 de junho de 2007

Surface - Tecnologia & Interacção, novo conceito Microsoft




Quem acompanha algumas novidades em jogos e consolas, certamente saberá que a Nintendo Wii está a fazer furor, e a bater recordes de venda. Mas porque será? Os gráficos não são "metade" da capacidade da PS3, e até são um pouco infantis... Mas que receita mágica terá a Nintendo colocado dentro da sua consola que, não sendo por absoluto a "melhor consola em tecnologia" de 2007, é certamente, aquela que mais está a supreender toda a gente?

Passando para a notícia deste post (sim, não estou a ficar maluco, foi de propósito), a tecnologia "Surface da Microsoft" estou em crer que será realmente uma aposta ganha, pois tudo o que conduz para uma melhor interactividade com o ser humano, ganha sempre (veja-se a nintendo Wii, o Walkman, etc...). Quer dizer isto que o Surface aposta numa tecnologia que, além de ser simples e eficaz, trás consigo um certo "gozo em utilizá-la", algo que muita gente que compra gadgets e produtos tecnológicos várias vezes ao ano, poderá não confirmar o mesmo na utilização dos seus telemóveis, MP3, TVs Digitais, pois a tecnologia é sempre de última geração que se adquire, mas sempre com limites na interacção, e diga-se de passagem, com alguma futilidade. E como referi no ponto anterior sobre a supremacia desta tecnologia em relação a todos lançados até agora, é que a interactividade que a Microsoft demonstra (e demonstra mesmo com os vídeos em baixo), poderá revolucionar a forma não apenas como os vários artigos que temos interagem entre si (telemóvel --> MP3 --> portátil -->TV--> etc...), mas sobretudo, como será fácil e rápido pô-las a comunicar umas com as outras e a forma como fazemos isso acontecer, tal qual, o segredo do sucesso da Nintendo Wii: usar o nosso corpo, mãos, dedos, para fazer as coisas acontecerem!

Uma grande vantagem que julgo ser importante também, é que as pessoas com deficiência motora, visual, ou outras com situações semelhantes, podem ter aqui, uma possibilidade de interagir com este programa e sistema, e despertar uma viragem na forma como os seres humanos "mexem" nas tecnologias. Isso sim, seria uma verdadeira revolução, e não apenas "mais uma coisa nova que aparece e que daqui a 2 meses está descontinuada..."

PS: infelizmente, este produto não chegará tão cedo ao mercado, vai ser testado até 2010 em hotéis e restaurantes antes de ser uma realidade para o cliente doméstico :/











E uma explicação mesmo longa:





Site oficial

Sem comentários: