quarta-feira, 24 de outubro de 2007

De A a Z quem é quem nas Ruas de Monte Abraão

A Srª Susete Evaristo fez um favor a todos os habitantes da Freguesia de Monte Abraão e não só: ensina-nos que os nomes das ruas onde moramos teem um sentido, uma lógica, um porquê. Pegando pelos nomes das ruas, ficamos a saber nome de pessoas, personalidades, seres que fazem parte da nossa história local ou nacional, e por isso Srª Susente, o meu grande agradecimento pessoal. Bem haja quem pegue na net, e coloque-a a trabalhar no sentido do melhor, do bom, do que faz sentido: aprender!

Tao.net Cybercafé

http://monte-abraao-queluz.blogspot.com/


Monte Abraão em 1900
Estão assim registadas todas as avenidas, ruas, becos e travessas existentes na Freguesia de Monte Abraão. Ao todo 98. Em muitos casos faltam ainda fotografias das ruas, noutras as das placas toponímicas e em outros casos falta a indicação de quem foram estas pessoas que a Freguesia de Monte Abraão quis homenagear. A verdade é que até agora nos deu muito gozo fazer este trabalho em que aprendemos mais um pouco acerca das figuras gradas da História e Cultura da nossa terra. Assim, vamos pegar na máquina fotografica e percorrer mais uma vez Monte Abraão, depois e porque em breve deverá ser publicado o Regulamento definitivo de Toponimia da CMS, solicitaremos autorização para efectuar a consulta do Arquivo Municipal. A quem nos ler e se por ventura tiver alguma informação que possa enriquecer este nosso trabalho e nos quizer enviar muito agradecemos.

1 comentário:

Susete Evaristo disse...

Navegando na net dei com o se blogue que apreciei.
Agradeço a gentileza da divulgação do meu blogue sobre Monte Abraão e as suas amáveis palavras. Foi nas férias do ano passado dei comigo a pensar quem seriam os homens e mulheres que davam o seu nome às Ruas de Monte Abraão, Freguesia onde moro há mais de 35 anos.
Depois, achei que devia divulgar a minha pesquisa e que, além de uma forma de homenagem a essas figuras, seria interessante que os moradores de Monte Abraão, conhececem a personalidade que deu nome à sua Rua e assim, arrisquei criar sem outras pretenções que não fosse as que acima cito. Fico no entanto muito contente com todas as manifestaçãoes que tenho recebido e até os incentivos para alargar este trabalho à Cidade de Queluz. Um desafio que estou a ponderar se terei a coragem bastante para levar a bom porto.
Mais uma vez obrigada e os meus cumprimentos